segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Eterna Umuaramense

Ahn o carnaval...
Um roteiro de viagem recheado de estilos diferentes: California, Umuarama, Paraguai, Altonia, California e só então voltar pra Curitiba.
Confesso que estava desanimadíssima em ir pra California no carnaval (só pra esclarecer, a California em questão fica no estado do Paraná e deve ter 10 mil habitantes), mas era casamento da minha prima e, em eventos assim, não tem como dizer não. Rever todos os parentes foi muito bom, mas a minha animação era pela tão esperada segunda-feira. Colocar o pé na estrada com destino a Umuarama, a minha cidade natal, a cidade onde eu cresci, onde tenho amigos especiais, onde a lembrança é constante. Ahn... foi lindo. A cidade cresceu, está linda... os amigos que não via a muito tempo, o carnaval do harmonia que mesmo quando não vai ninguém é maravilhoso, as pessoas novas que conheci, o rolo antigo que encontrei (:D), a família de coração que me acolheu por esses dias, as risadas gostosas de só quem se conhece desde o berçário é capaz de entender... E a vontade louca de voltar pra lá.
Na quarta, nada melhor que fazer umas comprinhas no Paraguai (e rir, e procurar, e se perder, e experimentar). No dia seguinte, rumo a Altonia... na casa dos tios queridos. E como eu fui mimada... hahahaha.
Voltar na sexta e passar por Umuarama denovo, só pra almoçar naquele restaurante especial que fez parte da minha vida enquanto morei lá. E rever mais algumas pessoas, e chorar por pegar a estrada e deixar tudo aquilo para tráz.
De volta a California, com direito a peixe fresquinho com cerveja, risadas com os priminhos fofos, muito calor humano dos padrinhos.
É, chega a hora de voltar pra casa, pra rotina, pro dia a dia agitado, ... pra cidade que eu aprendi a amar.

Com a certeza de que ter me mudado pra cá foi maravilhoso, eu cresci, amadureci, tive ótimas oportunidades, amigos maravilhosos, um estilo de vida especial. Mas o coração... ahn esse coração... ele está lá longe, em Umuarama, no cheiro de grama cortada, no Harmonia, na sorveteria, no filme de madrugada, nas avenidas largas, nos prédios, nas casas, no bosque, no centro... no estilo de vida. O coração está apertado, e é com o maior orgulho do mundo que digo que sou Umuaramense!

5 comentários:

kami disse...

Narrando assim dá até saudades das suas lembranças!"Quase consigo lembra-me de tudo isso".Sei que relembrar é bom,mais quando se faz isso como vc ,sem nostalgia,sem tristeza...não sei se estou podendo fazer isso agora,ando meio tristinha mesmo!
Adorei a visita e adorei muito do que li por aqui!
Bjussssssssss

Francine Ribeiro disse...

Olá! obrigada pelo comentário! mas posso dizer o mesmo do seu blog. Gosto muito de ler o que você escreve. Não se você tomará isso como elogio, mas as vezes acho muito parecido com a forma que escrevo. É familiar..rss No carnaval eu também fui pra minha cidade natal, Delfim Moreira, MG, que é mto pequenininha, tem uns 8 mil habitantes. Gosto mto de sentir o cheiro e de ver as cores que só tem lá...
ótima semana pro c
bjins

kami disse...

Bom...tive que voltar tb...o problema é justamente esse...tudo passa!Sempre passa,nada dura pra sempre!
Isso que anda me deixando mais triste que o custume!
Bjusssssss

Nyse Brito disse...

Sei bem o que é tudo isso que vc escreveu aí nesse post...
Sou cearense mas sempre morei no interior do Pernambuco com meus pais, agora por causa da faculdade estou morando em Recife e as férias só me fazem ter mais certeza de que por mais que aqui eu tenha aprendido a me virar, por ter feito milhares de amigos maravilhosos e ter vivido momentos incríveis... e lá no interior o meu lugar!!
Quero muito me formar e poder voltar pra minha terrinha!! =)

O meu carnaval foi meio tristinho pois eu tava chegando aqui... não pude passear, comprar, me perder, ir a casamento e fazer tudo que vc fez! =)

Adorei teu blog!
Te achei pelo da Kami! =)
Voltarei sempre... Bjus

kika disse...

e eu sou alemparaibana com orgulho!!!

(e juro que qdo li, no iício, pensei q vc tivesse ido pros EUA no caraval... hehe)

bjocas!!!!!